Topo

Recentes

Representantes do Fórum da Floresta dos Guarás se reúnem com o Secretário adjunto da SINFRA/MA


Na tarde desta quarta-feira, 08 de junho, representantes do Fórum do Polo Floresta dos Guarás do Litoral Ocidental Maranhense, estiveram reunidos com o Secretário adjunto da Secretária de Infraestrutura do Estado do Maranhão, na sede da Secretaria, com o objetivo de acompanhar o andamento do processo licitatório do projeto da Ponte Bequimão-Central do Maranhão.

Estiveram presentes representantes do Governo do Estado: Dr. Jorge Kusaba (Secretário Adjunto de Obras de Infraestrutura), e Eduardo da S. P. Segundo (SECTUR). Representando o Fórum Floresta dos Guarás tinham: do município de Guimarães: Marcos Aurélio Rodrigues Costa, Joenilce da Silva Almeida e Almerice de Lourdes F. da Silva; do município Central do Maranhão: Aricélia Cantanhede; e do município de Porto Rico: Cleilde Louzeiro Moreira. Também participaram representes do SEBRAE/MA, Dr. João Batista Martins (Superintendente SEBRAE/ MA) e Ernesto Batista (Fotógrafo do Sebrae/MA) e representante da ASBOA, Rogério J. P Verde.

A Ponte é uma obra estratégica do Governo Estado do Maranhão, que beneficiará, principalmente no deslocamento da população dos dez municípios da região. A construção da ponte permitirá maior escoamento da produção e melhor abastecimento de regiões vizinhas garantindo melhor fluxo de transporte de pessoas e cargas. A nova ponte terá aproximadamente 600m sobre o Rio Pericumã, localizada na MA-211, a ponte reduzirá em até 125 km o percurso dos moradores. 

Na oportunidade o Secretário Adjunto da Secretaria de Infraestrutura, Dr. Jorge Kusaba buscou esclarecer as principais dúvidas e inquietações dos representantes na reunião a respeito do processo licitatório da obra. De acordo com o secretário adjunto este é um projeto que integra o plano estratégico de desenvolvimento do Governo do Estado, que é uma das ações consideradas prioritárias para o Governador Flávio Dino. Atualmente a licitação da obra está embargada por questões administrativas, que segundo Dr. Jorge isso aconteceu devido à grande quantidade de empresas participando do processo e que esta é uma ação normal acontecer ao longo de uma obra pública. 

O valor da obra está estimado em 76 milhões de reais, que serão oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social - BNDS e que já estão disponíveis no cofre do Estado, e que não poderá ser remanejado para outra finalidade. A construção da Ponte envolverá tecnologia moderna, e leva em consideração a altura da ponte para passagem livre de embarcações típicas da região, sinalização horizontal e vertical, entre outros detalhes. No projeto também está previsto a construção de 3 canteiros de obras, um para a Central Administrativa, um na cabeceira da ponte em Central do Maranhão, e outro na cabeceira da ponte em Bequimão. O Secretário adjunto ressaltou ainda a participação do “Sistema S” por meio de oferta de cursos de qualificação para que sejam absorvidas mão de obra local, a exemplo do SENAI e SEBRAE. 

Após a conclusão do processo licitatório da Ponte a Secretaria de Infraestrutura do Estado do Maranhão (SINFRA/MA) terá a função de órgão fiscalizador, e é de suma importância que o Fórum Floresta dos Guarás, junto com a Sociedade Civil acompanhe todas as etapas que envolvem o Projeto, desde a arrecadação de ICMS e ISS por parte dos municípios que estão envolvidos e se todos estes recursos serão reinvestidos para o bem da população.







Nenhum comentário