Topo

Recentes

Sebrae e Prefeitura inauguram Sala do Empreendedor em Central do Maranhão


Na tarde desta terça-feira, (21/07) em Central do Maranhão foi entregue a Sala do Empreendedor. Esta obra é resultado da parceria da Prefeitura Municipal com o Sebrae. Este novo espaço visa facilitar e desburocratizar processos referentes às atividades empresariais no município. A sala, que é de responsabilidade da Prefeitura, será um ponto de atendimento do Sebrae na cidade que terá por objetivos buscar o desenvolvimento da feira livre que existe na cidade há séculos e se tornou ponto de referência comercial local e regional; descobrir e desenvolver os potenciais de produção já existentes ou que venha ter, destacando a produção da farinha, artesanato, cachaça entre outros, assim como desenvolver os aspectos culturais e sociais, buscando alcançar a melhoria de vida da população por meio do aumento da geração de renda. 

A implantação do projeto tem sido bem oportuno pelo momento de mudanças que passará a região em virtude de uma das maiores obras do Governo do Estado, a ponte que ligará a cidade de Bequimão a Central do Maranhão, fazendo a ligação do Litoral Ocidental Maranhense com o restante do Estado, atingindo mais de 200 mil pessoas dos dez municípios do litoral do Estado.

O superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, em entrevista para o professor José Maria afirmou que a Sala do Empreendedor é um espaço de apoio em parceria entre o Sebrae e a Prefeitura Municipal de Central do Maranhão onde deverá ser levado as discursões, as dificuldades e buscar as soluções necessárias, realizar capacitações, orientações, planejamento de gestão, mapeamento de cenários, inovação tecnológica, capacitações especificas na área rural da agricultura familiar, educação empreendedora, entre muitos outros.

O compromisso do Sebrae, a partir da inauguração da Sala do Empreendedor, é estar ainda mais presente no município, atendendo a maior demanda possível dos empreendedores locais. Aquilo que não couber a nós, vamos buscar parcerias para realizar. O que o Sebrae quer, realmente, é que o empreendedor centralense esteja capacitado e busque aplicar este conhecimento para uma melhor gestão de seus respectivos negócios, tendo como foco a sustentabilidade dos mesmos e, assim, possa ajudar a fortalecer a economia local”, reforçou João Martins.


O superintendente ainda ressaltou que existe todo um conjunto de itens que o Sebrae trabalha que serão analisados de acordo com o potencial do município e das possíveis aplicações para o desenvolvimento de novos empreendimentos, que deve sem começados pelas bases já existentes, discutindo e analisando cada seguimento econômico buscando as soluções que esteja dentro dos desejos e das necessidades da população e desenvolver uma gestão econômica de forma participativa.

Enquanto nos "aspectos culturais a cidade tem um potencial pouco explorado, há uma necessidade da manutenção constante dos traços culturais para que não haja perda histórica da cultura local. Há uma necessidade ainda muito grande da transmissão de geração para geração das práticas culturais, podendo destacar algumas manifestações que vem perdendo espaço, como o Bumba-boi de Cosa de Mão, de Zabumba, tambor de crioula, festas religiosas, nesta perspectiva o Sebrae junto com a prefeitura estará buscando o desenvolvimento da cultura com o viés da economia criativa buscando tornar as manifestações culturais em uma fonte de renda que desenvolva a economia local”, destacou o superintendente. 

João Martins falou ainda a respeito da construção da ponte que ligará Bequimão à região do litoral e reafirmando a importância do empoderamento da população na busca das informações e dos acontecimentos do processo licitatório junto aos órgãos competentes. É o que tem feito os representantes do Fórum da Floresta dos Guarás junto à Secretaria de Infraestrutura do Estado (para saber mais a respeito da ação do Fórum da Floresta dos Guarás no acompanhamento da licitação da obra, clique aqui)

De acordo com Rosa Amélia Borges, gerente regional do Sebrae em Pinheiro, “para o Sebrae é uma satisfação muito grande está inaugurando a quinta sala na Região Floresta dos Guarás. A implantação da sala em Central do Maranhão representa a preocupação da cidade no desenvolvimento o empreendedorismo, dando oportunidade aos micros empreendedores individuais e acesso à informação, à capacitação dentro da própria cidade, o que aproxima o empreendedor do Sebrae. Isso demostra a preocupação e o interesse da gestão do município oferecendo acesso aos empreendedores aos serviços prestados pelo Sebrae e seus parceiros”. A Gerente Regional ressaltou ainda que a inauguração da sala na cidade é um marco do empreendedorismo em Central do Maranhão e região, permitindo ainda um maior desenvolvimento e melhoria na qualidade dos produtos vendidos na feira pelos moradores locais e da região, oferecendo mais inovações, novas propostas de designs e marketing que além de agregar maior valor comercial busca alcançar novos espaços no mercado externo. 

As primeiras capacitações que serão oferecidas para a população centralense serão no período de 27/06 a 01/01 na Sala do Empreendedor, serão os seguintes cursos: Aprender a Empreender, das 15h às 18h e Gestão de Pessoas, das 19h às 22h, no valor R$20,00 cada capacitação. Para fazer as inscrições basta se dirigir até a Sala do Empreendedor localizado na Av. Roseana Sarney (ao lado da Câmera de Vereadores) ou entre em contado pelo telefone 98 98227-1822, via mensagem de WhatsApp.

Nenhum comentário