Topo

Recentes

Agentes de Desenvolvimento Local de municípios da Floresta dos Guarás recebem capacitação

A Lei Complementar 128/2008 criou a figura do Agente de Desenvolvimento Local (AD), como forma de aprimorando da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. De acordo com a legislação, esse ator tem a atribuição de articular ações públicas para promoção do desenvolvimento local e territorial, mediante ações locais ou comunitárias.
A atuação dos agentes é fundamental para articular as ações públicas para a promoção do desenvolvimento local e territorial
O papel do agente e sua influência positiva no município vão além das atividades relativas à Lei Geral. A expectativa é a de que o agente venha a desempenhar um papel importante de coordenação e continuidade das atividades para desenvolvimento sustentável do município, juntamente com o poder público municipal e as lideranças do setor privado local.
O Curso està sendo realizado na Unidade Regional do Sebrae em Pinheiro-MA

A capacidade de planejar estrategicamente, interagir com as lideranças, ter capacidade de negociação e ponderação deve acompanhar um conhecimento básico e crescente sobre desenvolvimento, suas práticas e princípios, e o desenvolvimento de competências específicas como planejamento estratégico, técnicas para moderação de grupos, negociação e solução de conflitos, elaboração e gestão de projetos, articulação, captação de recursos.
Trabalho em equipe para montar um plano de ações e trabalho no desenvolvimento dos municipios
Boa parte desses conhecimentos específicos será desenvolvida por meio da rede de articulação do governo federal e Sebrae com entidades municipalistas, e com a Rede de Agentes de Desenvolvimento. Exemplo disso é o curso avançado de agente de desenvolvimento local promovido pela unidade regional do SEBRAE em PINHEIRO-MA no periodo de 11 a 14 de julho de 2016. 

A capacitação é uma parceria entre o SEBRAE e as prefeituras municipais do litoral ocidental e da baixada, no sentido de capacitar técnicos para apoiar a realização de Projetos e ações da Unidade de Políticas Públicas, tendo como eixo norteador a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O curso está sendo realizado na unidade regional do SEBRAE em PINHEIRO-MA e estão presentes os Agentes de Desenvolvimento dos municípios de Bequimão, Central do Maranhão, Mirinzal, Guimarães, Alcântara, Palmeirândia, São Bento e Serrano do Maranhão.

O curso avançado de agente de desenvolvimento local é promovido pela unidade regional do SEBRAE em PINHEIRO-MA no periodo de 11 a 14/07

Nenhum comentário