Topo

Recentes

Prefeitura de Serrano e SENAR-MA investem na capacitação de pequenos produtores

A Prefeitura Municipal de Serrano do Maranhão em parceria com o SENAR-MA (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) vem ofertando desde 2013 capacitações aos Produtores Rurais e Agricultores Familiares nas diversas áreas de produção do municipio. A parceria foi intermediada pelo articulador regional do SENAR e também  Secretário Municipal de Pesca e Aquicultura, Jhonny França. Uma das beneficiarias dessa parceria foi a comunidade de Vista Alegre que esta semana recebeu a capacitação no BENEFICIAMENTO DA MANDIOCA E MELHORAMENTO DA FARINHA.

Produtores capacitados em Vista Alegre




De acordo com Jhony França, quinze alunos (produtores) inscritos no curso tiveram a oportunidade de aprender novas técnicas de manipulação e higiene no beneficiamento e na produção da farinha, assim como normas de meio ambiente, sendo utilizado tanques construídos na própria casa do forno para a preparaçao da massa em lugar da utilização de rios e lagos para tal fim, o que é proibido por lei.




Segundo o secretario e articulador regional do SENAR, além do curso de beneficiamento da farinha, há outros cursos: Olericultura, Avicultura, Fruticultura, piscicultura, aproveitamento integral do coco babaçu, Doces e salgados, Produção de doces, compotas e licores, técnicas de plantio de milho, arroz, feijão e maniva, além de trabalhos de Promoção Social com cursos de pintura em tecido, saúde da mulher e do homem rural, curso de associativismo e cooperativismo e outros.






Para Jhony França: "a prefeita de Serrano do Maranhão, Donaria Rodrigues não tem medido esforços para fazer acontecer estas capacitações assim criando boas práticas na Agricultura e aumentando a venda dos produtos assim melhorados, com tudo o desenvolvimento é notório pois onde não se tinha nem uma folha de alface hoje temos diversos produtos já sendo vendidos e comprado dos nossos agricultores ao PNAE, isso significa uma nova renda aos nossos produtores rurais".

Nenhum comentário