Topo

Recentes

Serrano é contemplado pelo Plano Maranhão Quilombola

O Governo do Estado através da Secretaria de Estado Extraordinária de Igualdade Racial (SEIR) autorizou a construção de cinco rotas de desenvolvimento quilombola, para facilitar o tráfego entres os povoados. Estas rotas se constituem em um conjunto de ações envolvendo diversas secretarias do Governo do Estado, previstas no Plano Maranhão Quilombola, e que pretende promover o desenvolvimento sustentável de comunidades quilombolas. Trata-se de ações no campo da infraestrutura e qualidade de vida, desenvolvimento local e inclusão produtiva.
Técnicos do Programa Maranhão Quilombola visitando e definindo ações na Rota de Serrano.
“As rotas são estradas que percorrem várias comunidades, com uma média de 20 comunidades quilombolas em cada uma delas. E a finalidade é de fazer um desenvolvimento integrado, ligado ao processo de desenvolvimento do estado. Queremos desenvolver as rotas primeiro para resolver a questão da seguridade alimentar, já que ainda tem muita gente passando fome, e, também, incentivar questões culturais, desenvolver educação e buscar qualidade de vida”, destacou o secretário de Estado da Igualdade Racial, Gerson Pinheiro
As comunidades quilombolas produzem conforme a própria vocação, a partir do ambiente já existente ali. Há comunidades que trabalham com a coleta de frutas, outras com a produção de farinha, ou a fabricação de alimentos, ou até a produção de artesanatos voltados para a indumentária de festas juninas. A ideia é que as rotas ajudem a escoar esta produção e fortalecer ainda mais comercialização.
Serrano foi um dos municipios beneficiados
“Já estamos prevendo um excedente de produção, que será trabalhado pelo Governo do Estado, através das compras governamentais, adquirindo este material. E, principalmente, botando este produto no mercado, para permitir que eles, por meio do associativismo e cooperativismo, consigam, já sem a mão do Estado, de forma independente, se fixar no mercado e daí para frente conseguir um desenvolvimento para melhoria da população que vive nestes locais”, apontou Gerson.
A Rota do Rio das Almas beneficiará cerca de 201 familias de 17 comunidades rurais quilombolas

As cinco rotas já autorizadas são: Rota de Guaxenduba, em Icatu, beneficiando 19 comunidades rurais quilombolas com cerca de 1.340 famílias; Rota do Tingidor em Itapecuru-Mirim, beneficiando 15 comunidades rurais quilombolas com cerca de 1.346 famílias; Rota do Pritoró dos Pretos, em Peritoró, beneficiando 5 comunidades rurais quilombolas e cerca de 239 famílias; Rota do Rio Codozinho, em Codó, com diagnóstico em levantamento; e Rota do Rio das Almas, em Serrano, beneficiando 17 comunidades rurais quilombolas com cerca de 201 famílias.