Topo

Recentes

Bacuri recebe neste sábado primeira edição do ‘Luminar: Caravana da Ciência’

Os moradores do município de Bacuri, no Litoral Ocidental Maranhense, terão um fim de semana diferenciado, pois neste sábado (6) a cidade recebe a maior iniciativa de popularização da ciência e tecnologia de toda a história do estado do Maranhão, o ‘Luminar: Caravana da Ciência’. Nesta data, ao longo de todo o dia, eles participarão de oficinas de astronomia, eletricidade básica, robótica, games e da apresentação do Planetário, espaço de exibição do sistema solar e seus astros. O ‘Luminar’ será realizado no Centro de Ensino Cristino Pimenta.
O programa, coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), abre novas oportunidades de formação para os estudantes, despertando o interesse pela ciência através de suas oficinas, e tem como principal objetivo promover a difusão e popularização da ciência no âmbito da rede pública de ensino.
O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, destacou que estão sendo investidos no programa aproximadamente R$ 500 mil. “Além de popularizar a ciência, o projeto quer despertar vocações científicas e possibilitar à sociedade mais conhecimento nessa área. O programa atende à linha de políticas públicas propostas pelo governo Flávio Dino. Essa é mais uma que se soma a um grande trabalho que atualmente é feito por intermédio do programa Mais IDH”, ressaltou.
Ao todo, mais de 100 escolas se inscreveram para receber as ações do ‘Luminar: Caravana da Ciência’ em seu município. Desse total, 17 foram selecionadas. Após Bacuri, a próxima cidade a receber o ‘Luminar’ é Caxias, onde as atividades serão realizadas no Centro de Ensino Vespasiano Ramos. Em seguida será a vez Santa Luzia do Paruá. Fechando o mês de agosto, o ‘Luminar’ ocorre em Dom Pedro, no Centro de Ensino Ana Isabel Tavares.
O ‘Luminar: Caravana da Ciência’ foi lançado pelo Governo do Maranhão no mês de junho em uma escola do município de Belágua e contou com a presença do Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Jhonatan Almada.
BANNER-LUMINAR-720x270

Nenhum comentário