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Município de Porto Rico é o campeão maranhense no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na ultima quinta-feira (8) os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2015. O Ideb foi criado pelo Inep em 2007 e reúne em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

Na nossa região, Porto Rico do Maranhão foi o grande destaque desta edição. Para as séries iniciais do ensino Fundamental, o município litorâneo não apenas superou todas as metas previstas até o ano de 2021, como também ficou acima da média nacional e estadual, inclusive da rede privada de ensino. O município atingiu a extraordinária pontuação de 7.6, lembrando que a meta prevista era de 4,3 para 2015 e de 5,2 para 2021, Porto Rico extrapolou, portanto, todas as metas possíveis. O segundo colocado no Maranhão, o município de Porto Franco, ficou bem abaixo, com 6.0 pontos. No Maranhão, o Ideb observado em 2015 foi de 4.6, caindo para 4.4 se considerarmos apenas as escolas públicas, e subindo para 6.1 se considerarmos apenas os estabelecimentos privados.

Porto Rico ficou bem acima da média nacional, já que o Ideb do Brasil foi de 5.5 em 2015, com meta projetada para 6.0 no ano de 2021. Um dado interessante é que o município da Floresta dos Guarás superou a meta estabelecida para as escolas privadas do Brasil, que era de 7.0 para o ano de 2015 e de 7.5 para o ano de 2021. As escolas da rede de ensino privado no Brasil obtiveram a pontuação de 6.8 no Ideb 2015, bem abaixo dos 7.6 alcançado por Porto Rico nas séries iniciais (4ª série / 5º ano) do ensino fundamental. 

Dos demais municípios que compõem o Litoral Ocidental Maranhense, apenas três (Cedral, Serrano e Guimarães) atingiram a meta prevista para o ano de 2015 nas séries iniciais. Esses municípios estão destacados em verde na tabela abaixo que apresenta também do lado esquerdo os Idebs observados entre os anos de 2005 a 2015 e no lado direito, as metas projetadas por município entre 2007 e 2021. 













Dos municípios da nossa região, além de Porto Rico, apenas Cedral ultrapassou a média do Ideb Maranhense, que foi de 4.6 (incluindo escolas das redes de ensino público e privada), outros dois municípios, Cururupu e Serrano obtiveram a mesma pontuação do Estado. No ranking geral do Maranhão, Cedral ficou na 7ª posição (colocação dividida com outros sete municípios) acompanhado de longe por Cururupu e Serrano, que dividiram a mesma pontuação (4.6) com São Luís, capital do Estado. Infelizmente Bacuri, Apicum-Açu e Central, além de não atingirem a meta projetada para o Ideb 2015, ficaram abaixo da média estadual referente as escolas da rede pública (4.4). Mirinzal e Guimarães acompanharam a média das escolas públicas estaduais, embora o primeiro não tenha atingido a meta estabelecida que era de 4.5, assim como Bequimão que deveria alcançar 4.8, mas ficou com apenas 4.5 pontos.

Em relação aos índices das series finais (8ª série / 9º ano), Porto Rico mais uma vez ficou acima da média nacional, que foi de 4.5 para o conjunto de redes de ensino privado e público e 4.2 se considerarmos apenas a rede de ensino pública. O município do Litoral Ocidental atingiu 5.4 pontos, ultrapassando já em 2015, a meta prevista para o Brasil em 2021, que é de 5.5. Os porto-riquenses estão bem acima da média maranhense que foi de 3,7 pontos para as escolas públicas e 3,8 no computo geral. O município maranhense mais próximo de Porto Rico foi mais uma vez Porto Franco que alcançou 4.9 pontos.


Na nossa região, além de Porto Rico, apenas Cedral consegui atingir a meta para 2015, que era de 3.8, e o município atingiu 4 pontos. Conforme podemos averiguar na tabela abaixo, os demais municípios do Litoral Ocidental estiveram longe de alcançarem a meta estabelecida. Aliás, nem mesmo o Brasil e o Maranhão conseguiram atingir as metas projetadas para 2015 nas séries finais. Ressalta-se que o município de Guimaraes, devido a insuficiência de alunos não teve seus dados computados pelo Ideb. 

Nas tabelas abaixo apresentamos mais detalhes sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em nossa região do Litoral Ocidental, versão 2015. Além dos dez municípios, incluímos dados sobre o Brasil e o Maranhão para fins de comparação. Lembrando que o Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em português e matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação). No indicador de Aprendizado apresentamos as notas padronizadas em português e matemática de acordo com a Prova Brasil, esse indicador varia de 0 até 10 e Quanto maior a nota, maior o aprendizado. Porém o 10 é praticamente inatingível - significaria que todos alunos obtiveram rendimento esperado. Porto Rico ficou bem próximo disso ao atingir a nota padronizada de 8,05 para as séries iniciais.


Detalhes sobre o Ideb das séries iniciais dos municípios do Litoral Ocidental 

Detalhes sobre o Ideb das séries finais dos municípios do Litoral Ocidental 
Na Prova Brasil, o resultado do aluno é apresentado em pontos numa escala (Escala SAEB). Nas colunas centrais encontramos as medias de proficiência que servem de base para a elaboração dessa Escala Saeb. Por meio dessa escala, o Inep distribui o aprendizado dos alunos em 9 níveis, variando de acordo com a disciplina e da etapa escolar. As habilidades mais complexas em português estão concentradas nas pontuações que variam entre 325 a 350 no 5º ano, 375 a 400 no 9º ano; e em matemática nas pontuações que variam entre 325 a 350 no 5º ano, 400 a 425 no 9º ano.

Língua Portuguesa

Nível
5º Ano
9º Ano
Até o nível 1
0 – 149 pontos
————-
Nível 1
————-
200 – 224 pontos
Nível 2
150 – 174 pontos
225 – 249 pontos
Nível 3
175- 199 pontos
250 – 274 pontos
Nível 4
200 – 224 pontos
275 – 299 pontos
Nível 5
225 – 249 pontos
300 – 324 pontos
Nível 6
250 – 274 pontos
325 – 349 pontos
Nível 7
275 – 299 pontos
350 – 374 pontos
Nível 8
300 – 324 pontos
375 – 400 pontos
Nível 9
325 – 350 pontos
————-

 

Matemática

Nível
5º Ano
9º Ano
Nível 1
125 – 149 pontos
200 – 224 pontos
Nível 2
150 – 174 pontos
225 – 249 pontos
Nível 3
175- 199 pontos
250 – 274 pontos
Nível 4
200 – 224 pontos
275 – 299 pontos
Nível 5
225 – 249 pontos
300 – 324 pontos
Nível 6
250 – 274 pontos
325 – 349 pontos
Nível 7
275 – 299 pontos
350 – 374 pontos
Nível 8
300 – 324 pontos
375 – 399 pontos
Nível 9
325 – 350 pontos
400 – 425 pontos
Nível 10
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Na coluna referente a taxa de aprovação, encontramos informações sobre o indicador de fluxo. A informação relevante é a de que, quanto mais se avança nas series finais do Ensino Médio, aumenta a taxa de reprovações. Esse é um desafio comum a todos os municípios, não apenas do Litoral Ocidental, mas também do Brasil. 


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