Topo

Recentes

Reunião sobre as Perspectivas do Turismo no Litoral Ocidental Maranhense mobiliza atores locais


Com o apoio da sociedade civil organizada do Litoral Ocidental, (dentre estes membros do Fórum Floresta dos Guarás), e dos poderes públicos locais (em especial das Prefeituras de Guimarães, Mirinzal, Porto Rico, Cururupu e Central), o Sebrae no Maranhão, iniciou os primeiros trabalhos em prol de uma roteirização turística da região, envolvendo os 11 municípios que integram o Projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial – DET Litoral Ocidental. Uma reunião técnica em Guimarães, ocorrida no dia 03 de setembro, com a participação de 50 atores locais de Guimarães, Central, Cedral, Mirinzal, foi realizada pela instituição para definir as ações prioritárias do plano de trabalho que culminará na estruturação da cadeia produtiva do turismo, levando em consideração os atrativos naturais dos municípios da região – inseridos no Polo Turístico Floresta dos Guarás.

A reunião foi realizada no auditório Alice Nogueira da Prefeitura Municipal de Guimarães

“Foi um trabalho extremamente válido, principalmente porque estivemos reunidos com os atores locais, que sabem das potencialidades da região e anseiam por uma mudança da realidade do Litoral Ocidental, com mais oportunidades para todos. A ideia do Sebrae, além do desenvolvimento regional da cadeia turística, é estimular a criação de novos negócios e expandir os já existentes, ampliando e qualificando serviços e equipamentos turísticos na região e, principalmente, ajudando, com a sua expertise, na geração de emprego e renda para quem vive na região”, ressaltou o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins.

Martins destaca, ainda, que a roteirização turística do Litoral Ocidental também considera as oportunidades de negócios que serão abertas com a inauguração da Ponte sobre o Rio Pericumã, extensão da MA 211 que ligará os municípios Bequimão e Central do Maranhão.

Weberth Pontes Pereira, Secretário Municipal de Produção, Meio Ambiente e Turismo de Guimarães dá boas-vindas aos participantes

Mesa de abertura da reunião: Ciro Lima (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), Henrique Jorge (Chefe de Gabinete da Prefeitura de Mirinzal), Rosa Amélia (Gerente Regional do Sebrae - Pinheiro), Nilce Farias (Prefeita de Guimaraes), Oberlim (Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Porto Rico), Adénolia (Secretaria de Turismo de Mirinzal), representante do Sebrae, Marcio (Chefe de Gabinete da Prefeitura de Cururupu)

   
Na reunião estiveram presentes empreendedores do ramo turístico da região: donos de bares, restaurantes, pousadas, motoristas etc


Funcionários públicos e representantes da sociedade civil regional também se fizeram presentes na reunião



   

“Quando estiver concluída, a ponte encurtará distâncias para o Litoral Ocidental, facilitando o acesso aos municípios e abrindo inúmeras possibilidades para o surgimento de empreendimentos diversos e crescimento dos já existentes. O Observatório Sebrae – que é uma plataforma virtual de inteligência de mercado, já está concluindo estudos socioeconômicos nessa área, justamente para dar maior embasamento para as ações empreendedoras que estamos idealizando por meio do projeto DET Litoral Ocidental e para que possamos orientar de maneira mais eficaz os potenciais empreendedores e empresários locais”, indicou.

Na reunião em Guimarães, o Sebrae apresentou o que já está realizando na região em prol da estruturação da atividade turística, por meio do projeto DET – Litoral Ocidental Maranhense, executado pela Unidade Regional de Pinheiro. De acordo com o gestor do projeto, David Filipe Amorim, a instituição está em vias de finalizar o diagnóstico de informações qualificadas sobre o setor do turismo e o aplicativo GuarasTour.


David Amorim, coordenador do Projeto DET-Litoral Ocidental apresenta o aplicativo GuarasTour
“O aplicativo funcionará como um canal de comunicação para o empreendedor, uma espécie de vitrine onde poderá inserir seus estabelecimentos por categoria, destacar produtos e serviços, valores e demais informações relevantes para potenciais clientes e turistas. O aplicativo também permite pesquisar roteiros com a indicação de empresas de transporte legalizadas, assim como pousadas, restaurantes, pontos turísticos e comerciais da cidade, dados importantes quem quer visitar a região”, sinalizou o gestor.

Como informações prévias, os participantes ainda assistiram duas apresentações: a do turismólogo vimarense, Marcos Aurélio Dominici, sobre o cenário atual da atividade turística no Polo Floresta dos Guarás e a da consultora credenciada do Sebrae, Marisol Modolo, que falou sobre o trabalho executado pela instituição para roteirizar a Rota das Emoções que, hoje, integra 15 municípios dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

Uma diferença perceptível entre o trabalho realizado nos anos de 2005 e 2006 no território da Rota das Emoções e este que se inicia no Litoral Ocidental é que a população daqui está mais engajada e anseia a mudança advinda através do turismo. Este fator é crucial para que os resultados sejam mais rápidos”, analisou a consultora.


O turismologo da Prefeitura de Guimarães, Marco Dominici apresenta os potenciais turísticos da Floresta dos Guarás 

A consultora credenciada do Sebrae, Marisol Modolo, relata sobre o trabalho executado para roteirizar a Rota das Emoções
 Trabalho em grupo define ações prioritárias

Após as informações preliminares para contextualizar o trabalho em grupo, os participantes discutiram quais seriam as ações prioritárias para serem levadas em consideração quando da elaboração do plano de roteirização turística do Litoral Ocidental. As ações foram destacadas em quatro núcleos: infraestrutura, qualificação de mão de obra, roteiros turísticos e turismo na baixa estação.

Joselene de Jesus, de Frechal (Mirinzal) foi a relatora de um dos grupos de trabalho

No núcleo de Infraestrutura as ações escolhidas pelo grupo para serem trabalhadas foram a melhoria dos serviços telefônicos, de internet e a sinalização turística. Para a Qualificação da Mão de Obra, além de capacitações sobre a gestão dos pequenos negócios, o grupo ressaltou a importância do resgate histórico e cultural do Litoral Ocidental a ser feito por todos os que estarão envolvidos direta ou indiretamente com o segmento turístico, assim como a necessidade dos empreendimentos do setor de Alimentos e Bebidas capacitarem os seus funcionários nos programas de alimentos seguros e, os que trabalham com hospedagem, buscarem mais informações sobre infraestrutura hoteleira.

Marisol Modolo monitora os trabalhos em grupo

Quanto às definições do núcleo Roteiro, alguns atrativos naturais e culturais foram colocados no primeiro plano, além do artesanato da região, tais como: os balneários de Bequimão, as Praias de Araoca e Recreio (Guimarães), restingas e reentrâncias maranhenses – uma parte do litoral semisselvagem e preservado, extremamente recortado por uma infinidade de ilhas, enseadas, baías, golfos, furos, penínsulas, rios e estuários que fazem parte da seleta lista das Zonas Úmidas de Relevância Planetária (RAMSAR) e da Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limícolas. Ainda neste núcleo, um dos destaques dos participantes do grupo foi o resgate à história de Maria Firmina dos Reis, liderança negra feminina e escritora abolicionista que fundou uma escola gratuita e mista, em 1880, que causou escândalo no povoado de Maçaricó, em Guimarães.

Já para as soluções de Baixa Estação foram elencadas alternativas de roteiros, como a Rota da Cachaça – com a proposta de visitas aos inúmeros alambiques artesanais da região, principalmente nos municípios de Guimarães, Central do Maranhão e Mirinzal.
gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Rosa Amélia Borges, faz o encerramento da reunião

Com informações de A Tribuna de Bequimão 

Nenhum comentário