Topo

Recentes

GT do Fórum Floresta dos Guarás realiza ciclos de palestras no Litoral Ocidental

O Grupo de Trabalho (GT I) “Recursos Hídricos e Zona Costeira” do Fórum Floresta dos Guarás, estará realizando ciclos de palestras “Trilhando alternativas sustentáveis”. Os ciclos de palestras estão divididos em três blocos, organizados da seguinte forma:

Bloco 1- Central do Maranhão, Mirinzal, Guimarães e Porto Rico do Maranhão;
Bloco 2- Cedral, Cururupu, Serrano do Maranhão, Bacuri e Apicum-Açu;
Bloco 3- Alcântara e Bequimão.

O primeiro ciclo de palestras estará acontecendo com o Bloco I, de 28 a 30 de outubro, começando dia 28 no município de Central do Maranhão às 14h, no Salão Paroquial, localizado na Rua Domingos Felisberto, s/nº, Centro.

As temáticas que serão abordadas nestes encontros, partiram das discussões no GT I, originadas das situações expostas que existem nos municípios, onde se viu a necessidade de criar um espaço para que estas informações fossem amplamente discutidas e difundidas por pessoas do GT, que realizam o trabalho de forma voluntária em seus municípios. 

As temáticas a serem abordadas serão:

Mudanças Climáticas.
- Salinização de Campos e Rios.
- Diques x Barragens
- Disques da Produção x Diques da Baixada

As palestras serão ministradas pela professora e Drª Flavia Mochel, docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Flavia Mochel é Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Zoologia e Doutora em Geociências. Possui vários trabalhos voltados para a conscientização e preservação ambiental por meio do Centro de Recuperação de Manguezais (CERMANGUE). 

Os encontros têm como público alvo, as comunidades, entidades, organizações, gestores públicos, educadores, estudantes, empreendedores e demais interessados. 

Os próximos blocos estarão acontecendo nos seguintes municípios: 

Guimarães
Dia: 29/10/2016 às 8h
Local: Auditório da Colônia  de Pescadores Z9. Rua professor  Osório  Anchieta s/n, Centro. 

Mirinzal 
Data: -29/10/2016  às 14h
Local: Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Praça das Luzes,117, Centro.

Porto Rico do Maranhão
Data: 30/10/2016 às 8h
Local: Clube Mangueirão. Rua Edson Lobão, s/n. Centro. 

Sobre o Fórum Floresta dos Guarás e Grupos de Trabalho

Criado em Maio de 2016, o Fórum Floresta dos Guarás tem como objetivo unir sociedade civil organizada, estudantes, professores, pesquisadores, gestores, empresariado da região do Litoral Ocidental Maranhense. Uma de suas ações posteriores foi a criação de 5 grupos de trabalhos, nas quais se desenvolveriam atividades de acordo com suas temáticas. 

Estes Grupos de Trabalho (GTs) são compostos por pessoas dos diversos municípios que compõem o Litoral Ocidental. E estão distribuídos da seguinte forma:


  • GI I, volta-se para a temática dos Recursos Hídricos e Zona Costeira (onde podem ser desenvolvidos temas relacionados a questão ambiental, ocupação da orla, pesca predatória, mudanças climáticas, recuperação de Rios, bacias hidrográficas, campos e etc.). 
  • GT II volta-se para a temática da Segurança e Saúde. (Onde são desenvolvidos os temas segurança no trânsito, segurança pública, segurança ambiental, segurança no trabalho, prevenção, políticas públicas de saúde em geral).
  • GT III tem como temática a Cultura, Turismo, esporte e lazer (onde serão desenvolvidos levantamentos históricos dos municípios e suas manifestações culturais, tradições, saberes e fazeres, produção artesanal, práticas esportivas viáveis ao litoral, áreas de lazer e recreação).
  • GT IV, possui o tema da Produção e Geração de Renda Sustentável (onde serão desenvolvidos os temas ações empreendedoras, integração do SEBRAE como parceiro, trabalhos das cooperativas, associações e sindicatos). 
  • ‬GT V, volta-se para a da Educação e Ciência para sustentabilidade (serão trabalhadas de forma ampla, geral e irrestrita em todos os GTs e independente de etnias, religiões, opções políticas, de gênero, condições econômicas e sociais.


Nenhum comentário