Topo

Recentes

Municípios do Litoral Ocidental recebem ciclo de Palestras “Trilhando alternativas sustentáveis”

Aconteceu no período de 28 a 30 de outubro nos municípios de Central do Maranhão, Mirinzal, Guimarães e Porto Rico do Maranhão, o ciclo de palestras “Trilhando alternativas sustentáveis”, promovido pelo Grupo de Trabalho (GT I) “Recursos Hídricos e Zona Costeira” do Fórum Floresta dos Guarás, com o objetivo de possibilitar às comunidades, entidades, organizações, gestores públicos, educadores, estudantes, empreendedores e demais interessados uma reflexão e elaboração de propostas para alternativas sustentáveis e desenvolvimento para o Litoral Ocidental Maranhense.

Os ciclos de palestras trataram das seguintes temáticas: mudanças climáticas, salinização de Campos e Rios, Diques x Barragens e Disques da Produção x Diques da Baixada. Estas temáticas tiveram origem nas situações expostas que existem nos municípios, onde se viu a necessidade de criar um espaço para que estas informações fossem amplamente discutidas e difundidas por pessoas do GT, que realizam o trabalho de forma voluntária em seus municípios. 

As palestras foram ministradas pela professora e Drª Flavia Mochel, docente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Flavia Mochel é Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre em Zoologia e Doutora em Geociências. Possui vários trabalhos voltados para a conscientização e preservação ambiental por meio do Centro de Recuperação de Manguezais (CERMANGUE). 

Síntese do ciclo de palestras nos Municípios 

Central do Maranhão

Em Central do Maranhão o encontro aconteceu dia 28/10 às 14h, no Salão Paroquial, localizado na Rua Domingos Felisberto, s/nº, Centro. Ao longo do encontro foram debatidas e refletidas as problemáticas a que se propôs o encontro, e foram elaboradas as seguintes propostas a serem desenvolvidas: 

  • Oficinas para replantio e recuperação de matas ciliares dos rios e manguezais;
  • Oficinas e capacitações para professores sobre educação ambiental;
  • Oficinas, palestras e capacitações para catadores de caranguejo (condicionamento e transporte do produto);
  • Oficinas de conscientização, capacitação para produtores e agentes de extração do mel de abelha para minimizar a prática de coleta rudimentar e prejudicial à produção nativa;
  • Medidas de conscientização para impedir a extração desenfreada de areia na comunidade Juçaral;
  • Ação para evitar a limitação de acesso das quebradeiras de coco babaçu, que vem perdendo espaço na coleta do fruto; 
  • Oficinas de capacitação e qualificação para utilização do babaçu em produtos derivados.


Todas as propostas discutidas estão abertas para novos debates, para que haja amadurecimento das propostas e implantação das mesmas no município.

Confira os registros abaixo:







Guimarães

Em Guimarães o encontro aconteceu dia 29/10/2016 às 8h no Auditório da Colônia de Pescadores Z9, localizado na Rua Professor Osório Anchieta s/n, Centro. 

Mirinzal 

Em Mirinzal o encontro aconteceu dia 29/10/2016 às 14h no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, localizado na Praça das Luzes, 117, Centro. Ao longo do encontro foram debatidas e refletidas as problemáticas a que se propôs o encontro, e foram elaboradas as seguintes propostas a serem desenvolvidas: 
  • Discutir remoção do lixão da atual localização para outro local a ser definido, com a possibilidade de criação de um consócio entre Central do Maranhão, Mirinzal e Guimarães;
  • Discutir estratégias para recuperação das matas ciliares dos rios que constituem o patrimônio hídrico da cidade, bem como realizar campanhas permanentes de não poluição de seus leitos;
  • Reunião com empresários do setor cerâmico no sentido de impedir que os mesmos continuem desmatando para a retirada da lenha para produção de energia de suas indústrias;
  • Interagir com a Reserva do Frechal para que juntamente com o GT1 se inicie aproximação com o Poder Público Municipal, Estadual e Federal no sentido de se estabelecer um plano de ação que impeça o agravamento da poluição da Reserva originada na sede do município.
  • Discutir com a nova gestão Municipal a implantação do Plano Diretor Municipal, em virtude de no município já existir uma reserva extrativista.
  • Analisar a possibilidade de criação de uma Unidade de Conservação para a proteção das espécies de antas, que tem seu habitat em determinada área do município.


A primeira reunião para discutir estas pautas já ficou com data marcada, para o dia 10 de novembro de 2016. O encaminhamento desta reunião tem como prioridade a sensibilização da sociedade Civil em geral, poder público e o legislativo que irá assumir a partir de 1º de janeiro, para que haja ações ambientais conjuntas que o município necessita inclusive ações comuns com municípios vizinhos, como Central com vistas à recuperação e defesa do Rio Uru.

Confira os registros:



Porto Rico do Maranhão

Em Porto Rico do Maranhão o encontro aconteceu dia 30/10/2016 às 8h no Clube Mangueirão. Rua Edson Lobão, s/n. Centro.

Nenhum comentário