Topo

Recentes

O GT 3 realiza encontros para fortalecimento de parceria com prefeituras do Litoral Ocidental

O Fórum Floresta dos Guarás por meio da formação dos grupos de trabalhos (GTs), vem realizando encontros com objetivos de fortalecer a parceria entre as prefeituras municipais, entidades e sociedade civil. Como forma de viabilizar uma maior participação de seus integrantes, foi decidido pelo GT3 a realização de dois encontros.  Por ter um número razoável de integrantes em São Luís neste período, optou-se por se fazer o primeiro encontro em São Luís e outro em Mirinzal (Local sugerido por um dos integrantes), por ser próximo a outros municípios.

PRIMEIRO ENCONTRO GT3 (São Luís - MA)

Reuniram-se na tarde do dia 25 de Janeiro de 2017, parte dos integrantes do Grupo de Trabalho Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Fórum Floresta dos Guarás-  GT3. O encontro ocorreu no espaço Cultural Casa do Maranhão às 16h, localizado no Centro Histórico de São Luís - MA. 

Neste primeiro encontro (São Luís), tivemos como destaque as apresentações dos membros do GT 3, pois alguns integrantes não se conheciam pessoalmente. O ponto alto do encontro, foi a discussão sobre o Projeto “Mais Qualificação e Turismo" da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, que destinou aos munícipios do Floresta uma programação com cursos de qualificação, palestras, reuniões técnicas com gestores e identificação dos atrativos turísticos dos municípios que compõem a região. O GT3 avaliou a proposta como uma ação há tempo desejada para a região, mas que em tese não a bastante planejada no sentido de obter bons resultados principalmente no que diz respeito aos cursos oferecidos, que serão ministrados com   total de 3 horas de duração apenas.  

Em seguida foi comentada a situação em que muitos grupos folclóricos da região da Floresta ainda se encontram no anonimato. Em alguns casos, pelo não acesso aos meios de realização de cadastros de uma forma mais simplificada, e também as distâncias que são tidas como maior problema, já que o sistema concentra-se na capital São Luís.

Em continuidade do encontro, foi realizada a leitura das pautas do grupo de trabalho. Ações que necessitam da colaboração de todos. Foi enfatizado no final do encontro. E, previsto ter continuidade da sua discussão.


SEGUNDO ENCONTRO (Mirinzal - MA)


O Segundo encontro do GT3, ocorreu no último   dia 18 de Fevereiro de 2017, na Unidade Integrada Duque de Caxias, localizada na Avenida Pedro Almeida Junior - Mirinzal -Ma, a partir das 8h30. O encontro iniciou com uma breve apresentação dos presentes. Estiveram no encontro 17 representantes municipais, entre estes, secretários, secretários adjuntos, assessores e coordenadores das pastas de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer dos municípios de Mirinzal, Porto Rico do Maranhão, Guimarães, Central do Maranhão e Cururupu. Contamos ainda com representantes da Superintendência Regional de Cururupu, e ainda, membros do Fórum e coordenadores do GT3 que encaminharam os trabalhos. Em seguida, foi apresentado o histórico de criação e objetivo do Fórum Floresta dos Guarás por Antônio Marcos Gomes, um dos idealizadores do grupo.

Alguns dos pontos discutidos neste encontro foram: 

  • A Importância da criação de um calendário cultural nos municípios. Incluindo as festividades tradicionais das localidades, a exemplo do que vem sendo aplicado no município de Porto Rico, que está desenvolvendo um Cronograma Anual de festividades com objetivo de antecipadamente planejar as ações necessárias”, comentou o Sr. Rodrigo Coimbra Secretário Adjunto de Esporte de Porto Rico do Maranhão. “Pretendemos também realizar um levantamento dos grupos esportivos que existem e fazer uma espécie de cadastro".

Ainda sobre o Calendário Cultural, foi sugerido na reunião, que este material fosse apresentado as Câmaras Municipais de forma a oficializá-lo como algo permanente, visando sua continuidade nas gestões posteriores.

  • Necessidade de um levantamento Cultural das manifestações culturais existentes e extintas, como forma de compor material de registro da diversidade cultural da localidade
  • Lei de incentivo Cultural como opção de apoio a ações nos municípios, como alternativa de apoio a realização e aplicação de projetos do âmbito cultural.
  • O carnaval dos municípios promovidos por Bandas e sonorizações de cachês cada vez mais exorbitantes X Carnaval de rua, escolas de samba e blocos. 
  • Manutenção dos grupos culturais e esportivos nos municípios e sua total dependência de apoio das prefeituras.
  • Criação de um Cronograma esportivo/ Calendário esportivo.
  • Projetos de incentivo a práticas esportivas nos municípios. A exemplo da proposta " Bom de Bola, bom na Escola, apresentado pelo secretário Rodrigo Coimbra. "Esse projeto pretende contemplar as crianças da rede municipal com bom rendimento escolar, este aluno teria poderia participar das práticas esportivas com forma de estimular cada vez mais sua participação na escola".
Sobre o aspecto de promoção do esporte no município, o Sr. Raelson de Menezes, Secretário Municipal de Esporte de Mirinzal comentou sobre a situação em que se encontram as áreas de práticas esportivas do município (estádio e quadras). " - Nossa primeira ação a frente da secretaria foi realizar uma visita a estes lugares, e com isso constatamos que nossos espaços esportivos estão em situação precária. Estamos em processo de realização dos levantamentos dos times existentes no município para servir como base para montar nosso calendário esportivo. Temos também como ação prevista, criar um Conselho Esportivo para viabilizar o acompanhamento das ações voltadas para o esporte."

  • Criação de um copão intermunicipal, surgindo a partir desse   os representantes da região para o Estadual.
  • Participação dos municípios da região na Copa Quilombola Maranhense. 
  • Sugestão de realização de um Arraial Regional do Floresta, com uma estrutura de programa itinerantes.  Este ponto não teve discussão aprofundada diante do tempo extrapolado. Assim como as pautas relacionadas diretamente ao Turismo, a exemplo da ausência da sinalização turística nos municípios.

Estes e outros pontos não contemplados na reunião presencial, terão sua continuidade por meio do grupo GT3 WhatsApp, do Fórum Floresta dos Guarás.

Coordenadores do GT 3- Cultura, Turismo, Esporte e Lazer:                                                 
Prof.ª ARICELIA CANTANHEDE
Fotografa CLEILDE LOUZEIRO 
Turismólogo MARCOS A. R. COSTA