Topo

Recentes

Comissão Fórum Floresta dos Guarás realiza reunião

Na tarde deste domingo, 03, estiveram a maior parte dos membros da Comissão Organizadora do Fórum da Floresta dos Guarás reunidos  com o objetivo de discutir as seguintes pautas: VII  EMANGUE; Arraial Regional; II  Encontro do Fórum Floresta; Documentação do Fórum; Existência do Comitê; Logomarca Fórum Floresta dos Guarás.

1. VII  EMANGUE

O III EMANGUE (Encontro Maranhense de Educação Ambiental em Manguezais ),  é um evento de abrangência estadual  que envolve academia, comunidade, pescadores e  gestores públicos . O tema desta edição será decidido em reuniões locais previstas para acontecer em período que antecederá o evento no município de Guimarães no segundo semestre de 2017. 

O evento será composto, de palestras, oficinas, exposições, feirinha de artesanato e comidas típicas. Contará com a participação de monitores (dando abertura para estudantes de ensino médio das escolas locais).


2. Arraial Regional

O Arraial Regional é uma proposta de descentralização do São João do Maranhão, apresentado pelo Superintendente do programa Cultura Viva, Carlos Lula. Que ao se reunir com representantes de grupos culturais em Guimarães em abril de 2016, propôs uma forma de realizar esta estrutura de evento dando espaço para as atrações da própria região.

Ficou decido que será necessário um encontro com secretários de Cultura e Turismo dos municípios da região para que possam tomar conhecimento da estrutura e propor sugestões ou alterações diante de suas realidades locais, em especial na parte infraestrutura. O projeto será apresentado à uma empresa financiadora através da Lei de Incentivo à Cultura. De inicio , a estrutura do  projeto contemplaria de forma reduzida apenas 4 municípios, algo que foi largamente   discutido, vendo  forma de  se ampliar a todos, ou uma maior quantidade. 

Em reunião marcada para esta segunda-feira, 06, onde, Marcos Costa e Antonio Marcos estiveram reunidos com o Superintendente do Cultura viva,  Carlos Lula,  para terem mais informações quanto a estruturação do projeto e modelo para  contemplar um maior número de municípios,  ficou definido que  o número subirá para nove municípios contemplados. Seriam três finais de semana (sexta, sábado e domingo). Cada final de semana um circuito diferente. Os três circuitos seriam formados por: (Guimarães, Mirinzal e Central); (Cururupu, Cedral, Porto Rico); (Serrano, Bacuri e Apicum).  Este modelo será analisado e finalizada a  formatação do projeto  na reunião prevista para  Sexta-feira (10/03/2017), com  os Secretários de Cultura e Turismo dos municípios do Litoral Ocidental Maranhense, em São Luís no prédio da Secretaria de Estado da  Cultura e Turismo, setor do Programa Cultura Viva.

3. II  Encontro Floresta

Sobre a realização do II Encontro Floresta foi proposto que:
  • O Formato do evento se assemelhará ao anterior no sentido de permanecer as atividades de exposições de trabalhos científicos (banners),  artísticos, feiras de artesanato e gastronômicas . Apresentações culturais e realização de uma visita técnica (sendo viável).
  • Como estrutura de mesa de palestrantes,  cada GT elegeria  (em período anterior ao evento) um tema para que ser discutido e apresentado durante o evento pelos palestrantes. E,  em um segundo momento, os Gts se reuniriam para articularem-se.
  • As datas proposta para a realização do II Encontro do Floresta foi para o mês de Maio 19/20/21 ou 26/27/28.

4. Documentação do Fórum

Foi exposto que o estatuto, já iniciado,  está tendo sua  estrutura baseada em   modelos de outras instituições com objetivos semelhantes. A comissão prevê a conclusão do estatuto até a realização do 2º Encontro, momento oportuno para se realizar uma Assembleia para o pôr em análise, alteração, votação e aprovação.

A dificuldade  existente está  na  emissão dos documentos necessários pela inexistência de recursos para manter o Fórum como entidade , e a necessidade de profissionais como um Contador.
  • Como forma de arrecadar fundos, a Comissão analisou a possibilidade de se criar produtos de divulgação do Fórum, para serem postos em exposição e venda nos diversos eventos da região, tipo: camisas, copos , chaveiros, agendas, bolsas e etc, todos identificados com a logomarca do Fórum e seus parceiros.

5. Existência do Comitê

Discutiu-se sobre o não engajamento  da maioria de seus membros nas propostas e objetivos do grupo e reunir no minimo dois interlocutores  por cada município, para articular junto ao Fórum  ações em seus municípios. Ficou decido que se fará comunicação aos membros de forma que estes revelem interesse ou não em continuar como interlocutores. Pois, entendemos que por falta de tempo, as pessoas podem não quererem e poderem ter  este compromisso voluntário.

6. Logomarca do Fórum Floresta dos Guarás

Por uma necessidade de definir a identidade visual do Fórum, foi solicitado que os membros do grupo apresentassem propostas de logomarcas.  Até o momento tem-se  três propostas que a comissão entendeu que devem ser colocadas em votação no grupo Floresta o mais breve possível. Para se viabilizar o quanto antes os procedimentos necessários ao planejamento do 2º Encontro e também pela necessidade de apresentar sua marca em parceria a outros eventos e ações.⁠⁠⁠⁠

Nenhum comentário