Topo

Recentes

Instância de Governança Turística da Floresta dos Guarás reúne-se em Guimarães

Foi realizado nesta sexta feira dia 23, a 1° reunião de trabalho da Instância de Governança do Pólo Turístico da Floresta dos Guarás.

O evento foi realizado no Teatro Guarapiranga e contou com a presença da diretoria da Instância e de secretários e gestores de Turismo de oito municípios da região (Bacuri, Cururupu, Mirinzal, Porto Rico, Cedral, Guimarães, Central e Bequimão) e a mestranda Fernanda Carvalho, do Grupo de Pesquisa Turismo, Cidades e Patrimônio .

 




O prefeito de Guimarães, Osvaldo Gomes, acompanhado de secretários municipais e assessores realizou a abertura do encontro, ao som do hino do Maranhão, dando as boas vindas aos presentes e destacando a importância que o turismo possui enquanto gerador de empregos e renda. 


A reunião de trabalho teve como tema: Atividade Turística na Floresta dos Guarás: um olhar sobre passado, presente e futuro de nossas ações. A palestra de abertura foi realizada pela turismologa e vice-presidente da Instancia, Alzenira Pestana, que discorreu sobre o que já foi feito e planejado para o turismo da região desde os anos 1990.


Em seguida, numa roda de conversa, cada gestor expôs o que está sendo executado em seu município em relação ao turismo. Num outro momento, o sociólogo e presidente da Instancia, Antonio Marcos realizou uma exposição sobre os cenários para o turismo regional. Logo após, discutiu-se encaminhamentos e planejamento de ações futuras para o desenvolvimento do turismo na Floresta dos Guarás.


O encontro foi encerrado com um city tour pelos principais pontos turísticos da cidade de Guimarães: Centro Histórico, Museu Histórico e Artístico, Exposição de artesanato na Secretaria de Cultura e Turismo, Porto do Guarapiranga, Praça, escadaria e monumento a São José, e Trapiche.





Esse primeiro encontro se deu de forma mais restrita devido ao momento pandêmico em que vivemos. Para as próximas reuniões de trabalho, a proposta é envolver pouco a pouco o trade turístico regional, a sociedade civil organizada, nossos parceiros Sebrae, Ufma, Senar, Ifma etc, entidades governamentais, as organizações regionais Conguarás, ADERE, fóruns regionais etc.












Nenhum comentário