Topo

Recentes

Cedral e Serrano integram-se oficialmente ao Polo Floresta dos Guarás

 


O Ministério do Turismo divulgou, nesta segunda-feira (28.03), o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022.

No Maranhão, 63 municípios fazem parte agora do Mapa do Turismo do Brasil, distribuídos em dez polos turísticos do Maranhão. Dentre eles, o Polo Turístico da Floresta dos Guarás, que a cada atualização, vê o número de municípios aderentes aumentar.

Histórico

Até o ano de 2015 o Litoral Ocidental Maranhense possuía oito municípios incluídos no Mapa Turístico Brasileiro (Cururupu, Guimarães, Cedral, Serrano, Porto Rico, Mirinzal, Bacuri, Apicum-Açu).

Em 2016, por não cumprir critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo, o município de Bacuri saiu do mapa e até o momento ainda não retornou.

Em 2017, a perda foi maior ainda, pois os municípios de Apicum Açu, Cedral, Serrano e Mirinzal foram cancelados do Mapa do Turismo Brasileiro. Restando Cururupu, Guimarães, Porto Rico e Bequimão, sendo que este último pela primeira vez buscou a adesão, e foi inserido no mapa.

Na versão de 2019, com o apoio do Sebrae, e articulação do Programa Líder Litoral Ocidental, o polo conseguiu alcançar sete municípios, com o retorno de Mirinzal, Apicum-Açu, e a estreia de Central do Maranhão.

E agora em 2022, completamos nove municípios, com o retorno de Cedral e Serrano, que haviam saído em 2015. Da região do Litoral Ocidental, falta apenas Bacuri retornar ao mapa.

Vantagens

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

No Polo Floresta dos Guarás, os municípios estão classificados na categoria D

Nenhum comentário